Connect with us

Olá o que você busca?

Revista LatitudeRevista Latitude

CARREIRA

Ficou lindo ou “não é bem assim”?

Uma polêmica lançada pelo membro Ricardo Bruini  rendeu uma discussão bastante acalorada em um grupo sobre fotografia no Facebook. Em uma postagem, o profissional questiona os elogios aos materiais postados sem uma avaliação técnica de se o produto está bom ou não.

“Tenho a impressão que a área  de fotografia/audiovisual se tornou uma enorme live NPC, na qual as pessoas fazem absolutamente qualquer coisa, uma multidão aplaude, e ainda tem gente que paga pra ver aquilo”, inicia ele.

O profissional afirma que as pessoas estão confundindo apoiar com iludir, ao não identificarem erros básicos na captação de fotografia e com a enorme quantidade de “fotógrafos” (aspas dele) dizendo que “ficou excelente”, “parabéns”, “ficou show”, em imagens com erros técnicos e estéticos evidentes, apesar de não citar um exemplo específico.

Para Bruini, o papel dos profissionais com experiência, ao ver o erro de um colega, principalmente se for iniciante, é apontar o erro, dizer que não está bom e mostrar como fazer da forma correta.

Ele também questiona o fato de os materiais terem sido aprovados pelos clientes como prova da qualidade técnica dos mesmos. “A maioria dos clientes não sabe se algo está bom ou não e nem tem a noção de que aquilo que lhes foi entregue poderia ser melhor”, justifica.

Reações nos comentários

A participante Aline Oliveira afirmou que a arte é livre e que a não cabe seguir todas as regras, ao que Bruni discordou: “fotografia não é arte. Se você está vendendo, é um produto”.

A fotógrafa Sara Silva, por sua vez, afirma ter desistido das fotos sociais devido ao pedidos de edição dos clientes, que acabam tornando os resultados por demais artificiais.

O assunto rendeu dezenas de comentários, alguns concordando e outros criticando.

 


Márcio Martins
Jornalista
Redação Latitude

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Você pode gostar

EVENTOS

Confira os próximos grandes eventos de fotografia Profissional (lista em constante atualização) AGENDA 2024 Foto Inovar 05 e 06 de março de 2024 Teatro...

COLUNA

Não queira ser seu ídolo   Quando recebi o convite para continuar como colunista da Revista Latitude, fiquei muito feliz e honrado. Afinal de...

EVENTOS

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

CARREIRA

Você participa de premiações de fotografia? Já pensou no assunto como forma de ter uma maior validação para novos contratos? Será que isso realmente...