Connect with us

Olá o que você busca?

Revista LatitudeRevista Latitude

Inteligência Artificial

Uma revolução?

Aftershoot: a seleção, edição e tratamento de imagens que está revolucionando o fluxo de trabalho como conhecemos


Quando se fala em inteligência artificial (IA), a primeira preocupação é quanto à ocupação de atividades humanas por máquinas capazes de “pensar” como nós. “A IA vai tomar meu emprego”, pensa uma grande parte das pessoas.
O programa Aftershoot, destinado a fotógrafos profissionais, veio para provar o contrário: a IA facilitando os trabalhos existentes.

O software automatiza e lida com as partes mais monótonas, tediosas e demoradas do fluxo de trabalho e esse é o ponto revolucionário na grande dor dos profissionais que trabalham com fluxo intenso de imagens.

Em apenas alguns cliques é possível editar as fotos com o mesmo estilo adotado pelo profissional. O programa aprende os movimentos e os repete nas edições futuras.



“Meu processo de eliminação foi reduzido de várias horas para menos de uma hora para selecionar edições finais de milhares de imagens”, afirma o fotógrafo Michael Fayehun, embaixador Nikon Canadá.

O processo de descartar fotos defeituosas também fica facilitado com o aftershoot, sendo possível agrupar fotos semelhantes, filtrar piscadas indesejadas e fotos desfocadas.

 

Entenda os recursos do Aftershoot que permitem ao programa fazer o necessário e permitir ao fotógrafo cuidar do essencial:

Emoção – avaliando suas imagens para rostos felizes, momentos emocionais e ignorando momentos “falando” e expressões estranhas.

Composição – buscando as imagens que fazem a melhor composição de cada conjunto.

Lata de spray – basta clicar nas imagens favoritas e nas imagens que você não quer na edição.

Sensibilidade – Com a personalização em cada turno, é possível ajustar suas configurações para oferecer os melhores conjuntos e seleções a serem revisadas.

Alertas – Nunca perca um detalhe. Olhos fechados intencionais? Desfoques intencionais? Desfoques não intencionais? O programa avisa quando não for encontrada nenhuma foto melhor de um conjunto.

Visualização em grade – veja suas imagens dispostas em uma grade para que você possa visualizar mais imagens, rapidamente, mantendo a capacidade de ver um “close up” de cada imagem.

Vista de lupa – precisa ver as coisas de perto? O modo de exibição de lupa permite que você veja imagens maiores, escolhendo um rosto específico para vê-lo maior.

Detecção de beijo – uma análise sofisticada da imagem para encontrar beijos perfeitos no conjunto de fotos.

 


“Foi uma das melhores decisões para todo o nosso fluxo de trabalho de casamento. Ele informará um tempo estimado de quanto tempo ele precisa antes que todas as imagens sejam eliminadas. Geralmente é entre 30 e 60 minutos – em comparação com as 3 a 4 horas que costumávamos levar.”

Elisabetta Lillyred – Fotógrafa italiana de Casamentos residente no Catar.

 


OPINIÃO

Henrique Ribas – Especialista em pós-produção (Adobe Certified Expert Lightroom/Photoshop) e Embaixador Aftershoot no Brasil

Henrique RibasA transformação que está ocorrendo é irreversível e nos próximos meses, aqueles que não estiverem acompanhando de perto essa evolução, não sejam especialistas na área, ou até mesmo meros usuários, ou pelo menos não estejam adaptados à nova realidade de negócios, provavelmente enfrentarão consideráveis dificuldades em prosperar. O Aftershoot é uma das ferramentas que se destaca, na minha opinião, como uma das mais completas para lidar com a seleção e o tratamento de imagens, especialmente em relação a um dos grandes desafios enfrentados pelo mercado de eventos, que é o alto volume de imagens.

Hoje em dia, um fotógrafo gasta horas e horas na frente do computador selecionando, tratando e organizando suas fotos. No entanto, essa tarefa passou por uma automação de alto nível. Esta ferramenta permite a seleção automática, separando imagens fora de foco ou borradas, até mesmo aquelas com os olhos fechados, além de identificar as melhores imagens que podem ser entregues imediatamente ao cliente. Além disso, é capaz de pré-selecionar e organizar fotos duplicadas, o que antes era um trabalho árduo.

Filtrar um volume impressionante de 5 a 6 mil imagens em menos de uma hora, e posteriormente, fazer um tratamento rápido, lembrando que, como se trata de uma inteligência artificial, a ferramenta aprende com cada interação. A cada vez que você a valida corretamente, ela se aprimora, e quando você aponta seus erros, ela se torna ainda mais precisa.

 

Lucas Lermen – Fotógrafo de Casamentos

Eu posso dizer que existe vida antes e depois do Aftershoot. O tempo que antes levávamos selecionando e editando o material hoje pode ser usado pra vender, cuidar melhor do meu negócio ou mesmo ter mais tempo livre e qualidade de vida. IA não é algo do futuro, é algo do presente. É fato, não tem volta.

Comecei há alguns meses e o software evoluiu muito nesse período. Então em um futuro breve acredito que terá ainda mais opções de ajustes localizados e pode superar o trabalho humano no sentido de pós produção por manter uma fidelidade maior, não cansar os olhos depois de 1000 ou 2000 fotos, etc.

O tempo até então envolvido nesse processo já pode ser contabilizado de outra forma.

No meio disso, vejo alguns tipos de fotógrafos:

  • 
Os que não se permitem aprender e treinar a ferramenta da forma correta e com certeza estão perdendo tempo, dinheiro e oportunidades.
  • Os que estão usando a ferramenta para facilitar a própria vida e surpreender os clientes com o curto prazo de entrega.
  • O que estão vendo como uma oportunidade de faturar mais fazendo desse prazo ágil um novo produto.

Sinceramente, eu acredito que a combinação dos últimos dois traz resultados incríveis. Estou vendo isso na prática com o meu trabalho.


Aftershoot Brasil no instagram: https://www.instagram.com/aftershootbrasil/

 

Redação Latitude

1 Comment

1 Comment

  1. Leonardo Kerkhoven

    18/09/2023 at 11:45

    O Aftershoot é qualidade de vida, transforma dias de seleção e edição em meras horas!
    É diferencial pela agilidade de entrega ao cliente, e tempo para atender melhor, vender melhor!
    Vale a pena usar os 30 dias grátis e depois fazer a aquisição!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Você pode gostar

EVENTOS

Confira os próximos grandes eventos de fotografia Profissional (lista em constante atualização) AGENDA 2024 Foto Inovar 05 e 06 de março de 2024 Teatro...

COLUNA

Não queira ser seu ídolo   Quando recebi o convite para continuar como colunista da Revista Latitude, fiquei muito feliz e honrado. Afinal de...

EVENTOS

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

CARREIRA

Você participa de premiações de fotografia? Já pensou no assunto como forma de ter uma maior validação para novos contratos? Será que isso realmente...