Connect with us

Olá o que você busca?

Revista LatitudeRevista Latitude

CASAMENTOS

Fotografia corporativa: cuidando da boa imagem de profissionais e empresas

Imagem é tudo, diz a sabedoria popular, na mesma linha de “uma imagem vale por mil palavras”. A fotografia corporativa é um segmento voltado para atender empresas e organizações. 

O profissional da área deve estar apto para fortalecer a imagem do contratante perante o mercado, reforçando sua identidade, cultura e valores. 

Os serviços prestados abrangem fotos da equipe (diretoria, funcionários) para fins externos ou identificação interna, produtos, eventos dos quais a organização participa, como feiras, congressos, exposições, seminários, lançamentos de produtos, etc. 

As instalações, infraestrutura, localização, dia a dia corporativo, tudo contribui para o fortalecimento da imagem da empresa perante o mercado, funcionando como uma eficiente ferramenta de branding, marketing e comunicação corporativa.

Uma boa imagem garante a reputação da empresa. Grandes corporações, como as do ramo alimentício (Mcdonalds, Elma Chips, Coca-cola, etc.) sabem tirar proveito dos benefícios de mostrar um produto.

Equipamentos

É essencial contar com equipamentos de qualidade, para uso profissional, a fim de se obter bons resultados.

Câmeras: câmeras DSLR ou mirrorless. Existem diversas opções, marcas e modelos disponíveis. As câmeras full-frame geralmente oferecem maior qualidade de imagem em condições de pouca luz.

Lentes: Para a variedade de situações e possibilidades, é essencial também ter uma variedade de lentes: lentes de grande angular, lentes padrão e lentes telefoto são de grande utilidade, além de lentes fixas com aberturas amplas para criar fundos desfocados.

Iluminação: a iluminação varia de acordo com a situação exigida, sendo portanto, necessário avaliar todos os recursos disponíveis, como flashes, refletores, softboxes, iluminadores LED ou kits de iluminação de estúdio. Alguns profissionais também aplicam o uso de flash fora da câmera para criar efeitos mais complexos.

Tripé: invista em um produto de qualidade (de preferência de ferro, mais pesado). Ele é útil para manter a estabilidade da câmera e garantir imagens mais nítidas, quando a situação exige.

Acessórios extras: não seja pego desprevenido. baterias extras, cartões de memória, disparadores remotos e bolsas de câmera devem fazer parte da lista na hora de se deslocar para um trabalho.

Equipamentos de estúdio: fundos de cenário, suportes, refletores e outros acessórios para criar o ambiente ideal.

Computador e software: o pós também exige bons equipamentos para resultados de qualidade, além de softwares de edição de imagem, como aftershoot (que usa IA), Adobe Lightroom e Photoshop.

Equipamentos de backup: considere o que precisa para não ficar na mão e não perder nada.

Equipamento de passar roupa: um acessório que ajuda a cuidar da imagem dos fotografados.

Gelatinas de cor, monopé,produtos de limpeza, organizadores também reforçam o compromisso com a qualidade do resultado.

Obs: Se o trabalho exigir vídeo é importante ter uma câmera de vídeo, microfones, estabilizadores e equipamentos de gravação de aúdio.

Quanto cobrar

A remuneração pelo trabalho pode variar amplamente, dependendo de diversos fatores como experiência e prestígio do fotógrafo, localização (deslocamento), escopo do trabalho, complexidade, uso pretendido das imagens, edição e pós-produção de imagens, equipamentos necessários, número de locações, licença de uso e concorrência local, entre outros.

 


Márcio Martins
Jornalista
Redação Latitude

 

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Você pode gostar

EVENTOS

Confira os próximos grandes eventos de fotografia Profissional (lista em constante atualização) AGENDA 2024 Foto Inovar 05 e 06 de março de 2024 Teatro...

COLUNA

Não queira ser seu ídolo   Quando recebi o convite para continuar como colunista da Revista Latitude, fiquei muito feliz e honrado. Afinal de...

EVENTOS

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

CARREIRA

Você participa de premiações de fotografia? Já pensou no assunto como forma de ter uma maior validação para novos contratos? Será que isso realmente...