Connect with us

Olá o que você busca?

Revista LatitudeRevista Latitude

COLUNA

Cada um na Sua – Por Evandro Veiga

Dar aquele “tapa” nas fotos é o segredo do sucesso para quem quer que seus resultados brilhem mais que farol em noite escura.
E não é só jogar um filtro aqui, ajustar um brilho ali não. Profissionais sabem exatamente do que estou falando.

A arte da finalização de fotos é o que faz você se destacar naquela selva chamada mercado.  Ajustar as cores, acertar a luz e deixar tudo nos trinques para que as imagens não só falem, mas gritem a sua mensagem pro mundo e atraiam a galera que você quer é definitivamente uma opção no mínimo inteligente. O contrário (pasme) também está certo.

A inteligência artificial ajuda?

Está ajudando muito e é por essa razão que ficamos mais tranquilos para chegar na mensagem com melhor absorção para nossos fotografados. A mensagem sempre será o que mais importa.

Para a turma que curte pegar uma onda e fotografar o surf, por exemplo, a finalização é quase como mágica. Ela dá aquele “up”  nas fotos, capturando não só a ação, mas toda a “vibe” e emoção do momento, sem falar na chance de dar um jeitinho naquelas pequenas gafes/eventuais visuais que podem atrapalhar a eloquência da mensagem.

E quando o papo é fotografia artística, a edição é a cereja do bolo.
É ela que ajuda a definir seu estilo, destacar o que você quer mostrar e contar histórias através das suas imagens, tudo com aquele toque especial que só você tem.

Vamos destacar novamente essa pequena parte acima?!

“Tudo com aquele toque especial que só você tem.”

Mas, ó, não é só sair editando loucamente não.
Os experts no assunto dizem que a parada é conhecer bem as ferramentas e usar as técnicas com sabedoria, para não acabar transformando a foto num carnaval que ninguém entende.
A edição é mais que um truque técnico; é sua assinatura artística, aquela pincelada final que faz toda a diferença, valorizando a verdadeira essência e a alma por trás de cada clique.

A mensagem fotográfica é o que importa mais, nunca esqueça disso.

Não quer dizer que aquela fotografia que fica pronta direto na câmera precise passar por uma finalização.
Mas é preciso entender que todos temos um modelo de negócio diferente e sim, na maioria deles precisamos de nossa finalização que é o que realmente nos diferencia e reafirma nossa identidade baseada na nossa visão de mundo, como orbitamos pela cultura adquirida e tudo que nos forjou.

@nesam.keshavarz

Qualquer crítica em relação a isso é tão válida quanto imprecisa.
E lembre-se: finalizar suas fotografias tem um significado autoral, sua assinatura, sua essência e quem adota o modelo de resultados prontos no ato do clique tem seu espaço e ponto final.

Não existe verdade absoluta e nunca existirá.

Toda diarréia de regra tem mais a ver com autoritarismo (muitas vezes baseado em ego ou em outras questões…) e por essa razão, minha opinião (que ninguém pediu) é que dane-se, siga em frente porque pelo menos aqui tem alguém que te apoia na tua arte e com certeza seus clientes amam e querem exatamente sua assinatura.

Excelentes fotografias e excelente jornada!

 


Evandro Veiga
Fotógrafo Retratista
Instagram: @evandroveiga
COLUNISTA/CEO LATITUDE

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

EVENTOS

Confira os próximos grandes eventos de fotografia Profissional (lista em constante atualização) AGENDA 2024 Expo Image Brasil 02 e 03 de abril de 2024...

COLUNA

Não queira ser seu ídolo   Quando recebi o convite para continuar como colunista da Revista Latitude, fiquei muito feliz e honrado. Afinal de...

EVENTOS

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

CARREIRA

Você participa de premiações de fotografia? Já pensou no assunto como forma de ter uma maior validação para novos contratos? Será que isso realmente...