Trazemos aqui um relato da fotógrafa escocesa, Kim Simpson postado no site fstoppers.com
Simples e funciona: Leve sua câmera!
Por Kim Simpson
Em meio à agitação da vida diária, encontrar caminhos para relaxamento, exercícios e diversão é crucial para manter o bem-estar físico e mental. A fotografia é uma prática que pode ser mais do que um hobby ou uma profissão, mas também uma ferramenta terapêutica. Este artigo discute como a fotografia pode agregar valor, paz e bem-estar à sua vida.
Agora, mais do que nunca, o estresse, a ansiedade e a depressão invadiram a vida diária de muitas pessoas em todo o mundo. Estamos apenas falando mais sobre isso agora ou as pressões da vida moderna alcançaram a natureza humana? Quem quer que você seja e o que quer que esteja passando, todos precisam de uma saída para aliviar o estresse e exercitar nossas mentes. É necessário sair para restaurar um pouco o equilíbrio.
Sempre adorei fotografia e sempre adorei caminhar, embora nunca tivesse combinado essas duas atividades. Há alguns anos, dois acontecimentos significativos na vida aconteceram consecutivamente: minha filha saiu da casa da família para seguir seu próprio caminho no mundo e, pouco depois, nosso querido pastor alemão, Indie, faleceu com a idade de 14. Fiquei perdido no meio da Síndrome do Ninho Vazio combinada com a dor. Uma coisa que piorou a situação foi que perdi o hábito de caminhar ao lado, perdi o hábito de sustentar uma criança e um cachorro.
Não percebi o quanto isso impactou minha saúde física e mental. Não tinha motivação para sair para passear sozinho; Fazia mais de 18 anos que não caminhava sozinho por lazer, sempre acompanhado de uma mãozinha para segurar, e depois de um cachorro na coleira, aventurando-se juntos. Nossas caminhadas nunca pareciam exercícios; sempre foi uma questão de diversão, ar fresco e aventura. Ao tentar andar sozinho, as coisas realmente pioraram, pois tudo que eu conseguia pensar era no fato de estar sozinho.
Tudo mudou quando um amigo sugeriu que eu levasse minha câmera comigo nas caminhadas.
Este é um conselho que eu daria prontamente aos outros, mas é engraçado que tendemos a não seguir nossos próprios conselhos. Fazia todo o sentido; Tenho muitas opções quando se trata de equipamentos fotográficos entre filme e digital. Comecei a inspecionar o mundo e a ir a lugares que, de outra forma, teria me sentido estranho em ir sozinho.
Eu procurava mudanças sazonais nas florestas, pequenos detalhes e texturas nas cidades e encontrava um local para ver o mundo passar. Não havia expectativas em torno destas imagens; Muitas vezes saí sem qualquer tipo de plano além de um destino, o que significava que estava livre para filmar o que quisesse. Caminhar mais uma vez teve um propósito, pois reuni imagens que retratavam algumas das coisas que percebi em minhas caminhadas.
Seja passeando pelas ruas da cidade mais próxima ou percorrendo trilhas naturais, a ação de caminhar e tirar fotos estimula o movimento físico e o envolvimento com o meio ambiente. Através da fotografia, caminhar vai além do exercício. Pode ser uma experiência sensorial, pois quando você para e realmente olha em busca de objetos e cenas para fotografar, você se envolve na observação e na interpretação enquanto explora com uma câmera na mão.
Em um mundo cheio de estresse e distrações, sair para o mundo com sua câmera pode ser um método de praticar a atenção plena e ajudar a contribuir para uma pessoa mais saudável e feliz. Manter uma perspectiva positiva às vezes pode parecer uma batalha difícil, no entanto, a fotografia tem o poder de mudar nossas perspectivas. Ao treinar o nosso olhar na beleza e maravilha que muitas vezes passa despercebida no meio do caos, até as cenas mais mundanas podem ser transformadas em atividades fotográficas valiosas, lembrando-nos de procurar momentos de alegria e apreciação nas mais pequenas coisas.
Uma câmera tem a capacidade de nos conceder acesso a lugares e momentos nos quais de outra forma não nos aventuraríamos. Talvez haja lugares públicos que você não consideraria ir sozinho por ser constrangido, como um mercado movimentado. A ideia de a experiência ser limitada sem um acompanhante pode fazer com que este dia pareça menos do que o ideal.
Embora a perspectiva de navegar em barracas lotadas possa parecer assustadora para navegar sozinho, a presença de uma câmera pode dar um propósito à sua presença, transformando essa experiência em um playground visual convidativo. A fotografia não só nos capacita a explorar novos lugares e perspectivas, mas também nos proporciona um sentido de propósito e pertencimento – um lembrete de que a nossa presença no mundo é válida e significativa.
O equipamento que você usa não importa. Quer opte por levar consigo uma variedade de equipamentos, limitar-se a uma lente ou até fotografar com o seu smartphone, o que importa é a experiência. Tire a pressão e concentre-se apenas no que estará na frente de sua lente e pense em como compor aquela foto no momento.
Ok, andar com uma câmera não vai curar o mundo e a depressão. Embora o caminho para a felicidade possa variar de pessoa para pessoa, a investigação sugere que o envolvimento em atividades criativas como a fotografia pode contribuir significativamente para o bem-estar geral. Quer seja a satisfação de captar uma excelente fotografia ou o sentimento de realização que advém de partilhar o nosso trabalho com outras pessoas, a fotografia tem o poder de injetar nas nossas vidas pequenos momentos de realização.
Admito que a fotografia nem sempre é relaxante! Se você ainda está aprendendo a usar uma nova câmera ou tentando aprender o básico da fotografia, pode haver algum estresse e frustração envolvidos. No entanto, é nestes momentos de luta que encontramos oportunidades de crescimento.
Quer seja experimentando diferentes configurações de câmera, adaptando-se às mudanças nas condições de iluminação ou encontrando soluções criativas para obstáculos inesperados, ao enfrentarmos os desafios fotográficos de frente, realmente aprimoramos nossas habilidades de resolução de problemas, aprofundamos nossa compreensão e, finalmente, saímos do outro. lado se sentindo bem por ter superado o desafio, mais munido de mais conhecimento.
O simples ato de dar um passeio tranquilo com uma câmera para capturar o mundo ao nosso redor tem mais poder do que você imagina, caso nunca tenha experimentado. Então, da próxima vez que você quiser aliviar um pouco o estresse ou distrair sua mente de algo negativo, pegue sua câmera e saia.
Site: https://www.kimsimpsonphoto.com/
REDAÇÃO LATITUDE