O mundo mudou.
É o que ouvimos insistentemente depois de uma pandemia onde ficamos reclusos e mergulhamos na internet de uma vez por todas. O fato é que todo exagero pede mudança ou retorno e os eventos presenciais que pareciam ter tido seu último suspiro, retornaram.
A frente da administração do estúdio especializado no público materno infantil (Âmago Fotografias) Maurício Kunzler aos poucos idealizou um evento para fotógrafos que não tinham condições de viajar para os grandes centros (Porto Alegre e São Paulo por exemplo). Com experiência vasta na área comercial/adminstrativa, em 2022 cravou: “agora vai acontecer!”
Com a certeza de que fotógrafos (na sua maioria) não conseguem gerir tudo em virtude da profissão tomar tempo excessivo, o evento foi cunhado no conceito de crescimento profissional e pessoal. Mas para transformar uma carreira, muitas vezes pagamos um preço (que vale muito a pena).
Por Maurício:
“Poucos conseguem crescer e se manter. O fotógrafo precisa entender que invariavelmente vai doer, e doer muito pois o processo de crescimento é sim doloroso. Ninguém quer que doa obviamente, mas é somente no suor que se cresce. Noites mal dormidas ou não dormidas são um dos indícios da transformação.
Queria que as pessoas daqui viessem facilmente (com a ajuda dos patrocinadores, fretamos ônibus de vários pontos do estado para o evento de lançamento/preparatório para o grande econtro de Agosto). Neste evento “esquenta” mais da metade do público nunca tinha vindo num congresso e isso foi gratificante. Estamos ainda muito desunidos (como mercado) mas num congresso baixamos a guarda. Criamos um inimigo em comum como uma doença auto imune (ego) mas num congresso vivenciamos a cooperação e isso funciona muito bem. Indo em congressos e workshops, aprendemos a fomentar nossa criatividade.
O networking é real e ensina na prática essa cooperação tão urgente. Muitas vezes aprendemos com o congressista que está ao nosso lado. E isso também é um fato. Os corredores ajudam a completar a experiência. Sempre tive um senso de urgência para tudo, em tudo que fiz. Mas essa é a primeira vez que estou mudando. Essa metamorfose está sendo difícil mas fundamental e nesse processo eu preciso citar 3 pessoas que me fizeram entender o que é um congresso: Altair Hope, Erica Nickus, Juliana de Oliveira e Marcio Chain.
Essas pessoas sabem o valor da troca, networking e isso foi crucial.
Acredito que precisamos mais pessoas como eles.”
O evento será realizado em dois dias, mas nosso trabalho será o ano todo através de uma linha educacional muito presente com workshops presenciais nos quais 2 já estão com lotação esgotada, o que nos surpreendeu positivamente.
Workshop de fluxo de trabalho em Lightroom (Márcio Prestes), Retrato Corporativo (Frigo) e muitos outros que virão e vão lotar também fazendo de Lajeado/RS o casulo da metamorfose.
Desejo do fundo do meu coração que as pessoas que forem e que estão indo nos eventos de lançamento, cresçam de verdade e sintam orgulho da profissão, que tenham a experiência certa, útil e que funcione pra cada um.”
O Festival Metamorphosis será realizado nos dias 15 e 16 de Agosto de 2023 na cidade de Lajeado/RS no clube Tiro e Caça. São esperadas 600 pessoas para o evento.