A foto “Cabeça do nervo óptico de roedor”, mostrando astrócitos (amarelo), proteínas contráteis (vermelho) e vasculatura retiniana (verde), feita por Hassanain Qambari e Jayden Dickson, do Lions Eye Institute -, da Austrália, foi a vencedora da edição 2023 do Nikon Small World Photo Microscopy Competition.
A imagem colorida oferece uma importante contribuição para o estudo e reversão da retinopatia diabética, que afeta uma em cada cinco pessoas com diabetes em todo o mundo.
O Nikon Small World Competition começou em 1975 como um meio de reconhecer e aplaudir os esforços daqueles envolvidos com a fotografia através do microscópio óptico. Desde então, o Small World tornou-se uma vitrine líder para fotomicrografistas das mais diversas disciplinas científicas.
O segundo lugar foi concedido a Ole Bielfeldt pela imagem de um palito de fósforo acendendo na superfície de fricção da caixa. A imagem foi tirada em oito milésimos de segundo e utilizou empilhamento de imagens.
O terceiro lugar, a Malgorzata Lisowska pela sua imagem das células do cancro da mama.
Além dos três primeiros vencedores, a Nikon Small World reconheceu 83 fotografias entre milhares de inscrições de cientistas e artistas de todo o mundo.
Confira todas as fotos selecionadas ao certame 2023.
Fotos e informações: Nikkon Amall World Competition Award