DESTAQUE

CANON LEVA A FOTOGRAFIA AOS DEFICIENTES VISUAIS

O mundo da fotografia é frequentemente visto como um domínio visual, mas e aqueles que têm visão limitada ou nenhuma visão? Esta é a bela visão por trás de World Unseen , uma exposição fotográfica criada pela Canon em parceria com o Royal National Institute of Blind People (RNIB).

Uma exposição para todos

Projetado para ser inclusivo e envolvente, o World Unseen dá as boas-vindas a visitantes de todas as habilidades visuais – cegos, visão parcial e visão plena – para experimentar o poder da fotografia de uma maneira totalmente nova. Através de uma mistura de paisagens sonoras, descrições de áudio cativantes, texto em braille e uma técnica chamada “impressões em relevo”, os visitantes com deficiência visual podem agora experimentar plenamente o poder da fotografia que todos nós tanto apreciamos.

Mas lembre-se que a exposição não é apenas para pessoas com deficiência visual . É uma experiência poderosa projetada para preencher a lacuna entre os mundos com e sem visão. Efeitos especiais serão usados ​​em algumas fotos para simular diferentes deficiências visuais , permitindo que visitantes com visão vivenciem o mundo como alguém com glaucoma ou retinopatia diabética o veria. Isto promove a empatia e a compreensão, ao mesmo tempo que destaca a importância da acessibilidade nas artes.

“A exposição World Unseen abre o mundo da fotografia e permite que mais pessoas cegas e com deficiência visual vivenciem as histórias emotivas e o toque físico dessas imagens icônicas”, explica Dave Williams, embaixador do design inclusivo no RNIB.

“Como utilizador de braille, é fantástico trabalhar com a Canon para aumentar a consciencialização sobre as possibilidades da impressão texturizada e ver em ação como a tecnologia pode tornar a arte mais acessível para pessoas com perda de visão.”

A Canon lançou um vídeo mostrando uma parte do Mundo Invisível. Mostra uma das fotos em exposição, da série Rhino Wars de Brent Stirton . A imagem em si mostra o último rinoceronte branco do norte macho do mundo, parado na savana queniana, cercado por três homens com rifles que o protegem.

O software PRISMAelevate XL da Canon e a série de impressoras Arizona transformam a foto de Brent em uma experiência tátil . No vídeo, você pode ver a reação do conservacionista cego Lawrence Gunther ao tocar a imagem tátil e ler a descrição em Braille.

Minha parte absolutamente favorita do vídeo mostra Lawrence interagindo com a foto tátil. “Nunca senti nada assim antes na minha vida”, diz ele a Brent. “O que estou sentindo aqui, e as diferenças na textura da pele, parece muito com o animal. As pessoas vão enlouquecer com isso.”

“Sou muito privilegiado por estar aqui e vivenciar isso”, diz Lawrence enquanto seus olhos lacrimejam. “Oh cara. É… Este é o meu sonho.” Eu chorei um pouco também.

 

Fonte: Diy Photography


REDAÇÃO LATITUDE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

EVENTOS

Confira os próximos grandes eventos de fotografia Profissional (lista em constante atualização) AGENDA 2024 Expo Image Brasil 02 e 03 de abril de 2024...

COLUNA

Não queira ser seu ídolo   Quando recebi o convite para continuar como colunista da Revista Latitude, fiquei muito feliz e honrado. Afinal de...

EVENTOS

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Tech

No universo expansivo da astronomia, as dimensões assumem uma escala quase inimaginável, muito como descreve Douglas Adams em “O Guia do Mochileiro das Galáxias”,...

Copyright © 2023 Revista Latitude. América do Sul | Brasil

Sair da versão mobile