A Sony Semiconductor Solutions (SSS) anunciou um novo sensor de imagem de formato médio de 247 megapixels, aproximadamente do mesmo tamanho dos sensores de 100 e 150 megapixels encontrados nos backs digitais Phase One IQ4 e na série Hasselblad H6D.
Conforme relatado pelo Sony Alpha Rumors, a SSS adicionou dois novos sensores ao seu catálogo de sensores CMOS de grande formato, o IMX811-AAMR e o IMX811-AAQR. Os sensores de imagem Tipo 4.1 de 247 megapixels vêm em variantes coloridas e monocromáticas e estão atualmente listados para uso “industrial”.
No entanto, antes que os fotógrafos fiquem muito desanimados, a Sony Semiconductor também produz versões “industriais” de sensores utilizados em câmeras fotográficas de consumo, incluindo o sensor IMX461, um pouco menor, utilizado nas câmeras das séries Fujifilm GFX 100 e Hasselblad X.
Supondo que o IMX811 possa ser utilizado em uma câmera típica, suas especificações são notáveis. O sensor de imagem do obturador incorpora um circuito PGA de 24 dB e um conversor A/D de 16 bits com saída digital completa de 16 bits. Mesmo com saída de 16 bits, o sensor promete capturar fotos de 247 megapixels a 5,3 quadros por segundo. Ao colocar o conversor A/D no modo de 14 ou 12 bits, como visto em algumas outras câmeras de formato médio, as velocidades podem ser aumentadas para 10,5 e 12,4 fps, respectivamente.
Para contextualizar a contagem total de pixels, a imagem de 247 megapixels possui 19.200 pixels de largura e 12.800 pixels de altura. Outro sensor 3:2, o CMOS de 60 megapixels da Sony a7R V, captura imagens de 9.504 por 6.336 pixels.
O sensor Sony de 150 megapixels usado no back digital Phase One IQ4 é um sensor 4:3, como os sensores menores utilizados nas câmeras Fujifilm GFX. Portanto, uma versão do chip IMX811 para um hipotético back da Fase Um precisaria ser cortada de forma diferente ou apenas utilizaria uma área de pixel ativa diferente, o que alteraria sua resolução.
Será que este novo sensor de imagem CMOS retroiluminado de 247 megapixels logo chegará a uma nova câmera de formato médio ou back digital? Só o tempo dirá. No entanto, dada a forma como outros sensores “industriais” foram utilizados anteriormente, há motivos para otimismo. A combinação de processamento de alta profundidade de bits, resolução notável e velocidade é extremamente atraente.
Uma pequena observação a considerar é que a configuração de ganho de mais 24 dB do IMX811 é diferente da configuração de ganho de mais 36 dB no sensor IMX411 (150 megapixels Tipo 4.2) presente nos sistemas Phase One e no IMX461 (100 megapixels Tipo 3.4) nas câmeras GFX e Hasselblad X. Isso poderia indicar uma sensibilidade relativamente menor no novo sensor de 247 megapixels, embora, sem mais detalhes, seja impossível afirmar com certeza.
Como sempre acontece com os novos sensores do catálogo da Sony, eles podem nunca chegar a uma câmera que interesse aos leitores do PetaPixel. Este sensor pode ser reservado para fins científicos, industriais ou de vigilância. No entanto, vale a pena ficar de olho no avanço da tecnologia do sensor de imagem, quase alcançando a marca de 250 megapixels.
Créditos das imagens: Sony
Fonte: PetaPixel
REDAÇÃO LATITUDE