Em busca da elegância diária: Por que nos tornamos elegantes?
Porque a elegância é, antes de tudo, um comportamento; é o eco de confiança, compostura e respeito próprio. Ela reside na simplicidade, na capacidade de transmitir sofisticação sem ostentação.
O mundo mudou, e nossa imagem nunca foi tão importante quanto é nesta época, em que cada um de nós tem seu próprio canal de “televisão”. Para nos comunicarmos e nos adaptarmos a esse mundo virtual, todos estamos buscando cuidar da nossa própria imagem. A maioria de nós, enquanto fotógrafos, somos nossa própria marca. Por isso, a elegância é fundamental; ela permanece como uma âncora, transcende as flutuações da moda, é a verdadeira beleza, duradoura, e reside na autenticidade e na graça que emanam de dentro.
No cotidiano, o que verdadeiramente nos confere elegância? Além do comportamento ético e correto, a construção de relações respeitosas e saudáveis, demonstrar consideração ao próximo, descartar fofocas e atentar para detalhes simples, como expressões faciais confiantes e alegres, uma postura correta, cabelos bem cuidados, roupas impecáveis e em harmonia de cores, sapatos bem cuidados, movimentos corporais fluidos, um tom de voz compreensivo e agradável, e até mesmo a atenção ao seu ambiente físico, que deve estar limpo e organizado, são essenciais. Todos esses elementos não apenas influenciam a percepção daqueles que nos observam, mas também têm o poder de nos transformar.
O nosso visual fortalece a nossa autoestima, nos fortalece como pessoas e como marca.
Não é ostentação nem egoísmo cuidar de si, mas sim uma forma de respeito e valorização para consigo mesmo, com o entorno e com o belo.
Citando Coco Chanel, “Não é a aparência, é a essência; não é o dinheiro, é a educação; não é a roupa, é a classe!” Movimente-se, aprimore-se a cada dia e não subestime o valor intrínseco da elegância. Em um mundo ávido por novidades, a elegância é uma linguagem sutil, uma comunicação que transcende o visual e reflete a essência de quem somos e como interagimos com o mundo ao nosso redor. É uma constante que merece ser preservada.
Finalizo aqui esta coluna, esperando ter contribuído e fortalecido em você a elegância. Lembre-se: a elegância pode ser desenvolvida por meio de treino.
Simone Di Domenico
Fotógrafa Social
www.simonedidomenico.com.br
COLUNISTA LATITUDE