Como se manter relevante e atemporal na fotografia
Uma breve reflexão sobre os aprendizados que três décadas de carreira me trouxeram
Sou Simone Di Domenico e inicio hoje como colunista dessa revista que tem minha admiração e confiança. Neste espaço irei compartilhar histórias, reflexões e um pouco do que penso e tenho aprendido enquanto fotógrafa e empresária.
Desde que iniciei a minha carreira, há três décadas atrás, passamos por inúmeras mudanças, a transição da fotografia analógica para o digital, a internet com fácil acesso à informação, o surgimento de câmeras em celulares, as mídias sociais, os avanços em inteligência artificial, e consequentemente a automatização de tudo. Assim, a pergunta persiste: Como se manter relevante e prosperar na carreira em meio a um mercado saturado e competitivo onde as mudanças são constantes?
Somos seres humanos e para mim há verdades atemporais que guiam o nosso caminho: valores sólidos, um propósito claro e alinhado à visão de futuro, determinação incansável e até mesmo uma dose saudável de obstinação, são os alicerces que resistem ao teste do tempo e nos mantém no caminho com entusiasmo e fé.
Para crescer e evoluir, é imprescindível buscarmos renovação interna e externa. Internamente, envolve redefinir conceitos, desafiar crenças limitantes, reaprender, entender nossas emoções e vigiar a nossa mente.
Externamente, significa mudar de ambiente, até mesmo de localização geográfica, conhecer novas pessoas e reorganizar nossas vidas. Em essência, devemos abraçar as mudanças e as renovações, enfrentando os nossos medos e contornando as nossas resistências.
No percurso do crescimento, enfrentamos a difícil realidade de que nem todos podem nos acompanhar. Algumas vezes, isso significa deixar para trás amizades antigas, clientes de longa data e posições sociais confortáveis que, embora parecessem boas, não estão alinhadas com nossa visão de futuro. Crescer significa recusar o mediano e rejeitar a acomodação, algo que muitas vezes não é inato e raramente é ensinado por nossa criação convencional, porém precisamos começar um processo profundo de autoconhecimento para encontrar essa confiança, pois ela está dentro de nós.
Esse caminho pode ser solitário e desafiador, mas cada descoberta que fizemos sobre nós mesmos, nos leva para um próximo passo rumo aos nossos sonhos, e é essa a recompensa. Para avançarmos, devemos primeiramente olhar para o nosso passado, ressignificar algumas dores e o honrar, tenha sido ele como foi, trabalhar com entusiasmo no presente e mantermos um olhar sempre atento para o futuro que desejamos viver.
Escrevo baseada na minha história, olhando para cada fase de minha vida e revendo os valores, os aprendizados e o que me moveu a fazer as escolhas que me trouxeram até aqui, ao longo desses 30 anos. Para mim este é o caminho para uma carreira sólida e de vida longa, um constante processo de renovação e evolução, mesmo com as adversidades do tempo e com todas as inovações tecnológicas.
Espero que a temática da minha coluna possa ajudá-los a encontrarem as suas melhores versões como profissionais e consequentemente como pessoas.
Ficamos por aqui, até a próxima!
SIMONE DI DOMENICO – FOTÓGRAFA SOCIAL
COLUNISTA LATITUDE
Léo Diaz
29/09/2023 at 21:23
Muito bom! Acredito muito em tudo isso e com certeza temos um grande exemplo de profissional e ser humano na Simone! Parabéns!
Luciana Martins
01/10/2023 at 14:24
Valores sólidos!!! ❣️