COLUNA

SIMONE DI DOMENICO

Como se manter relevante e atemporal na fotografia

Uma breve reflexão sobre os aprendizados que três décadas de carreira me trouxeram


Sou Simone Di Domenico e inicio hoje como colunista dessa revista que tem minha admiração e confiança. Neste espaço irei compartilhar histórias, reflexões e  um pouco do que penso e tenho aprendido enquanto fotógrafa e empresária.

 Desde que iniciei a minha carreira, há três décadas atrás, passamos por inúmeras mudanças, a transição da fotografia analógica para o digital, a internet com fácil acesso à informação, o surgimento de câmeras em celulares, as mídias sociais, os avanços em inteligência artificial, e consequentemente a automatização de tudo. Assim, a pergunta persiste: Como se manter relevante e prosperar na carreira em meio a um mercado saturado e competitivo onde as mudanças são constantes?

Somos seres humanos e para mim há verdades atemporais que guiam o nosso caminho: valores sólidos, um propósito claro e alinhado à visão de futuro, determinação incansável e até mesmo uma dose saudável de obstinação, são os alicerces que resistem ao teste do tempo e nos mantém no caminho com entusiasmo e fé.

Para crescer e evoluir, é imprescindível buscarmos renovação interna e externa. Internamente, envolve redefinir conceitos, desafiar crenças limitantes, reaprender, entender nossas emoções e vigiar a nossa mente.

Externamente, significa mudar de ambiente, até mesmo de localização geográfica, conhecer novas pessoas e reorganizar nossas vidas. Em essência, devemos abraçar as mudanças e as renovações, enfrentando os nossos medos e contornando as nossas resistências.

No percurso do crescimento, enfrentamos a difícil realidade de que nem todos podem nos acompanhar. Algumas vezes, isso significa deixar para trás amizades antigas, clientes de longa data e posições sociais confortáveis que, embora parecessem boas, não estão alinhadas com nossa visão de futuro. Crescer significa recusar o mediano e rejeitar a acomodação, algo que muitas vezes não é inato e raramente é ensinado por nossa criação convencional, porém precisamos começar um processo profundo de autoconhecimento para encontrar essa confiança, pois ela está dentro de nós.

Esse caminho pode ser solitário e desafiador, mas cada descoberta que fizemos sobre nós mesmos, nos leva para um próximo passo rumo aos nossos sonhos, e é essa a recompensa. Para avançarmos, devemos primeiramente olhar para o nosso passado, ressignificar algumas dores e o honrar, tenha sido ele como foi, trabalhar com entusiasmo no presente e mantermos um olhar sempre atento para o futuro que desejamos viver.

Escrevo baseada na minha história, olhando para cada fase de minha vida e revendo os valores, os aprendizados e o que me moveu a fazer as escolhas que me trouxeram até aqui, ao longo desses 30 anos. Para mim este é o caminho para uma carreira sólida e de vida longa, um constante processo de renovação e evolução, mesmo com as adversidades do tempo e com todas as inovações tecnológicas.

Espero que a temática da minha coluna possa ajudá-los a encontrarem as suas melhores versões como profissionais e consequentemente como pessoas.

Ficamos por aqui, até a próxima!

 


SIMONE DI DOMENICO – FOTÓGRAFA SOCIAL
COLUNISTA LATITUDE

2 Comments

  1. Léo Diaz

    29/09/2023 at 21:23

    Muito bom! Acredito muito em tudo isso e com certeza temos um grande exemplo de profissional e ser humano na Simone! Parabéns!

  2. Luciana Martins

    01/10/2023 at 14:24

    Valores sólidos!!! ❣️

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

EVENTOS

Confira os próximos grandes eventos de fotografia Profissional (lista em constante atualização) AGENDA 2024 Expo Image Brasil 02 e 03 de abril de 2024...

COLUNA

Não queira ser seu ídolo   Quando recebi o convite para continuar como colunista da Revista Latitude, fiquei muito feliz e honrado. Afinal de...

EVENTOS

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

Tech

No universo expansivo da astronomia, as dimensões assumem uma escala quase inimaginável, muito como descreve Douglas Adams em “O Guia do Mochileiro das Galáxias”,...

Copyright © 2023 Revista Latitude. América do Sul | Brasil

Sair da versão mobile