Após uma década de trabalho, a empresa está supostamente desistindo de seu ambicioso esforço para criar um carro elétrico autônomo.
A Apple interrompeu o trabalho, há muito especulado, sobre o “Projeto Titan”, que visava desenvolver um carro elétrico, de acordo com a Bloomberg. A companhia teria anunciado internamente a notícia na terça-feira e disse que muitas pessoas da equipe de 2.000 integrantes por trás do carro migrarão para esforços de IA generativa.
O diretor de operações da Apple, Jeff Williams, e Kevin Lynch, um vice-presidente encarregado do projeto, informaram os funcionários sobre a descontinuação do projeto, reporta a Bloomberg. O veículo de notícias adiciona que também haverá demissões, mas não está claro quantos trabalhadores serão afetados.
Os esforços da Apple para construir seu próprio carro elétrico vêm sendo rumores por anos, e relatórios recentes sugeriam que a Apple ainda estava trabalhando no projeto. No início deste mês, a Wired relatou que a Apple havia percorrido mais de 45.000 milhas em 2023 usando a tecnologia de direção autônoma que desenvolveu, enquanto a Bloomberg disse em janeiro que a Apple adiou o lançamento esperado do carro para 2028. O Verge tentou entrar em contato com a Apple para um comentário, mas não obteve resposta imediata.
Rumores sobre o projeto secreto de carro da Apple, apelidado de Projeto Titan, surgiram pela primeira vez em 2015.
A Apple contratou vários líderes-chave para trabalhar no projeto, incluindo o ex-diretor de software Autopilot da Tesla e o ex-CEO da startup de VE problemática, Canoo. No entanto, o projeto parece ter encontrado uma série de obstáculos ao longo dos anos, incluindo a saída de Doug Field, chefe do carro da Apple, em 2021. Em 2022, um relatório do The Information detalhou como a Apple lutou com alta rotatividade de pessoal, planos constantemente mudando e ceticismo interno.
Enquanto isso, outros relatórios sugeriram que o carro, que se rumorejava permanecer abaixo do limiar de $100.000, não viria com as capacidades de direção autônoma avançadas que a empresa inicialmente esperava. Mudar seus recursos para a IA pode fazer sentido para a Apple, já que supostamente está gastando milhões de dólares por dia treinando um modelo de IA próprio, chamado Ajax. O CEO da Apple, Tim Cook, também confirmou recentemente que a Apple está lançando recursos de IA generativa “ainda este ano”, enquanto rumores indicam que a empresa está testando atualizações de IA para o Spotlight e o Xcode.
Embora a Apple possa ter abandonado o sonho do veículo elétrico autônomo, a Sony e a Honda ainda estão trabalhando para abrir pré-encomendas para seus carros elétricos Afeela com recursos autônomos na América do Norte no próximo ano, antes de um lançamento em 2026.
Fonte: The Verge
REDAÇÃO LATITUDE