O retrato sonhador e sereno do fotógrafo amador britânico Nima Sarikhani de um urso polar sonolento em um iceberg foi eleito o vencedor do People’s Choice no concurso Wildlife Photographer of the Year deste ano, a 59ª edição do famoso concurso de fotografia.
O People’s Choice Award teve um recorde de 75.000 votos, levando Sarikhani à vitória sobre outros 24 finalistas.
Esses 25 finalistas foram escolhidos pelo Museu de História Natural de Londres e por um júri internacional entre cerca de 50 mil fotos enviadas.
“A imagem comovente e de tirar o fôlego de Nima nos permite ver a beleza e a fragilidade do nosso planeta. A sua imagem instigante é um lembrete claro do vínculo integral entre um animal e seu habitat e serve como uma representação visual dos impactos prejudiciais do aquecimento climático e da perda de habitat”, diz o Dr. Douglass Gurr, Diretor do Museu de História Natural.
Sarikhani capturou a imagem após três dias de busca por ursos polares na costa da Noruega. O navio de expedição em que o fotógrafo estava decidiu mudar de rumo e seguir em direção a áreas onde ainda havia gelo marinho.
A embarcação localizou um par de ursos polares e um deles, o particularmente fotogênico dos dois, escalou um pequeno iceberg por volta da meia-noite. Ele começou a construir uma cama para si e se preparar para um sono reparador.
“Estou muito honrado por ter ganhado o People’s Choice Award deste ano para o WPY, a competição de fotografia de vida selvagem de maior prestígio”, diz Sarikhani.
“Esta fotografia despertou fortes emoções em muitos daqueles que a viram. Embora as alterações climáticas sejam o maior desafio que enfrentamos, espero que esta fotografia também inspire esperança; ainda há para consertar a bagunça que causamos.”
Fonte: PetaPixel