Entendam uma coisa de uma vez por todas: NÃO SE USA CARTÃO MICRO SD em câmera fotográfica digital, parem com essa teimosia! Ainda mais se for para uso profissional na fotografia. Quem usa é porque é teimoso ao extremo. Vamos entender:
Todo cartão de memória esquenta quando em funcionamento, e quando você está fazendo fotos numa cerimônia de formatura, por exemplo, o cartão vai esquentar mais ainda.
Porque você está fazendo uma foto atrás da outra direto, o cartão está sendo submetido a uma “enxurrada” de dados de gravação, é um ritmo bem acelerado, não dá tempo do cartão “respirar” para pegar mais “fôlego”, entendem?
O cartão MICRO SD tem um tamanho muito pequeno e portanto a área de dissipação de calor dele é muito pequena, por isso ele esquenta em demasia.
Dentro do adaptador de cartão micro sd existe uma fina barrinha de metal que faz contato com os contatos do cartão micro sd. Por consequência, essa barrinha também vai esquentar e muito.
Como todos nós aprendemos na escola, na aula de ciências, todo metal quando aquecido dilata! Então, essa barrinha esquenta muito, o metal de que ela é feito dilata (aumenta de tamanho) e isso provoca um mau contato entre os contatos do cartão e os da barrinha e esse mau contato é suficiente para que alguns dados referentes à foto feita não sejam gravados no cartão.
É quando o arquivo da foto fica corrompido, entendem? Aí não tem o que fazer a não ser chorar. Além disso, a barrinha dentro do adaptador esquentando e dilatando, vai aumentar a largura dos contatos e isso pode provocar um curto-circuito entre dois ou mais contatos do cartão. Além de poder queimar o cartão, corre um sério risco de queimar o circuito da própria câmera.
Mania que as pessoas tem de querer comprar cartão de memória pagando 20 reais por ele!
Existem cartões SD, SDHC, etc. que são projetados e fabricados para uso profissional em câmeras fotográfica profissionais. Custa bem mais caro? Sim, custa, mas são confiáveis! Se você precisar usar, você sabe que ele vai funcionar e vai gravar corretamente as fotos.
A probabilidade dele dar algum defeito será extremamente pequena. Mas alguns teimam em comprar e usar cartão MICRO SD só porque é mais barato!
Conhecem aquele ditado que diz que “o barato sai caro”?
Por José Luiz Bret, no Facebook