Connect with us

Olá o que você busca?

Revista LatitudeRevista Latitude

Inteligência Artificial

Annie Leibovitz fala sobre IA

“A fotografia em si não é realmente real… Eu uso todas as ferramentas disponíveis”: Annie Leibovitz fala sobre IA, em sua indução na L’Académie des Beaux-arts.

Annie Leibovitz diz que a IA é simplesmente mais uma ferramenta para os artistas usarem, durante sua introdução na Academia Francesa de Belas Artes

Annie Leibovitz acaba de ser admitida na Academia Francesa de Belas Artes e, durante a sua conquista marcante, compartilhou suas idéias sobre o uso da inteligência artificial na fotografia.

Annie Leibovitz foi oficialmente empossada como Membro Associado Estrangeiro da Academia Francesa de Belas Artes pelo renomado fotógrafo Sebastião Salgado. A L’Académie des Beaux-arts é uma das cinco academias que compõem o Institut de France e incentiva a criação artística em todas as suas expressões e garante a defesa do património cultural francês.

Sebastião Salgado e Annie Leibovitz posam durante a cerimónia de admissão de Annie Leibovitz na Académie des Beaux-Arts.(Crédito da imagem: Pierre Suu/Getty Images)

Leibovitz é uma das fotógrafas de retratos mais conceituadas da atualidade. Ela capturou imagens de algumas das personalidades mais notáveis ​​das últimas seis décadas. Existem poucas celebridades na cultura ocidental que Leibovitz não tenha fotografado, sendo algumas de suas mais notáveis ​​John Lennon, Rainha Elizabeth e Barack Obama.

Annie Leibovitz fala durante sua cerimônia de admissão na Académie des Beaux-Arts em 20 de março de 2024 em Paris. (Crédito da imagem: Pierre Suu/Getty Images)

Ela descreveu a admissão à prestigiada instituição de arte como “uma grande honra … mas é uma honra maior para a fotografia”.

Salgado, Patti Smith e Anna Wintour estiveram presentes, e esta última presenteou Leibovitz com uma espada cerimonial, criada a partir de ramos de cobre de sua casa em Nova York.

(Crédito da imagem: Pierre Suu/Getty Images)

Durante a sua visita a Paris para a cerimónia, Leibovitz foi entrevistada pela AFP (Agence France-Presse) e questionada sobre o uso crescente da IA ​​na fotografia. Embora algumas pessoas considerem os recursos e geradores de IA uma ameaça, Leibovitz vê isso como o início de novas oportunidades criativas.

“Isso não me preocupa nem um pouco”, disse ela sobre IA . “A cada progresso tecnológico surgem hesitações e preocupações. Basta arriscar e aprender a usá-lo.”

Sobre a artificialidade, ela observou: “A fotografia em si não é realmente real… Gosto de usar o Photoshop . Utilizo todas as ferramentas disponíveis. Até mesmo decidir como enquadrar uma foto implica ‘edição e controle’ em algum nível.”

Embora concorde com a visão de Leibovitz sobre a IA como uma ferramenta criativa, também compreendo as preocupações de fotógrafos, retocadores, ilustradores e editores menos conhecidos que podem perder trabalho devido aos avanços da IA.

 

Por Kalum Carter
Fonte: Digital Camera World

 


REDAÇÃO LATITUDE

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

EVENTOS

Confira os próximos grandes eventos de fotografia Profissional (lista em constante atualização) AGENDA 2024 Expo Image Brasil 02 e 03 de abril de 2024...

COLUNA

Não queira ser seu ídolo   Quando recebi o convite para continuar como colunista da Revista Latitude, fiquei muito feliz e honrado. Afinal de...

EVENTOS

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil.

CARREIRA

Você participa de premiações de fotografia? Já pensou no assunto como forma de ter uma maior validação para novos contratos? Será que isso realmente...